segunda-feira, 16 de julho de 2012

Que Benfica 2012/2013?

Bom, há coisas que são garantidas.
Temos o JJ para mais uma época, o que significa mais uns meses de futebol "com nota artística", seguidos de umas semanitas com uma quebra estrondosa, tanto fisica como de futebol jogado e... resultados.
Nada de novo, as equipas de JJ são assim desde à mais de 20 anos... não deve ser este ano que vai mudar...
O que, associado a outras questões "paralelas" vindas lá dos nortes... me faz confessar pouco crente numa vitória no campeonato.

Mas apesar disso há ainda algum tipo de análise a ser feita a este Benfica que prepara agora a sua pré-época:

1 - Verificou-se claramente na temporada passada que tínhamos problemas MUITO sérios nas laterais defensivas.
Ausência de alternativa a Maxi Pereira, que não pode fazer ano após ano 60 jogos a 150km hora, e alguém verdadeiramente credível para o flanco oposto.
O que implicava 3 jogadores novos para esses lugares, e jogadores "a sério".

O que fez?
DE:
Após "marrar" jogo após jogo com o Emerson, encostar um Capdevilla, travar a progressão de carreira de Luis Martins, etc...
Contrata um jogador de 27 anos que será quando muito um mediano lateral (Luisinho), dispensa Emerson e Capdevilla, coloca na equipa B QUATRO defesas esquerdos (Luis Martins, Daniel Martins, Carole e Villarraga), não adquire de uma vez por todas um jogador credível para a posição, e ainda se parece estar a assistir ao início da destruição futebolística dum dos mais promissores atacantes em Melgarejo, que é um talento OFENSIVO, para ser posicionado como extremo ou 2.º atacante e NUNCA como defesa esquerdo...

DD:
Continuando a birra JJ/Amorim, vamos tê-lo em Braga reforçando um concorrente directo.
Wass, após ter feito uma boa época em França e ter estado no Europeu pela selecção Dinamarquesa... é vendido.
André Almeida... felizmente, enquadrado na equipa B (vejo-o mais como médio defensivo ou central que como lateral... a bola para ele às vezes... tem picos).
Não adquire de uma vez por todas um jogador credível para a posição, preparando-se mais uma época de massacre para o Maxi, e ainda se parece estar a assistir a mais uma mirabolante invenção "made in JJ", com Djaló a DD...
:(


2 - Verificou-se na época passada que as alternativas a Luisão e Garay estavam a léguas de distância da qualidade destes...
O que implicava a aquisição de um 3.º central "a sério", ou tentar recuperar o Sidney como profissional de futebol.

O que fez?
Mantêm os jogadores da época passada, acrescentando-lhe o retorno de Roderick para a B.
Sidney? Nem fica, nem é vendido, nada... ?!?!?
Portanto, mais uma época em que teremos... 2 centrais a sério apenas...
Mal por mal se o Rojo viesse tinhamos ali um jogador que faria boa alternativa a DE e DC...
E era na defesa que tinhamos de gastar uns dinheiritos...

3 - Verificou-se que o Benfica, neste modelo de jogo, depende IMENSO da produção dos flancos, e em simultâneo, não tinha flanqueadores.
Não é que não existissem jogadores de qualidade, mas Nolito (que até aprecio), não vai à linha, mas sim vem para dentro, o mesmo fazendo do lado contrário quando por lá andam o Gaitan e o Bruno César. Bons jogadores, mas... colocam o Benfica a afunilar jogo, dependendo dos laterais para ganhar profundidade. O que faz com que dum lado o Maxi tenha de ter 4 pulmões e do outro lado... bom do outro lado... não há nada mesmo...

O que fez?
Gastou perto de 9M num extremo... não flanqueador.
Ola John é dextro, jogando preferencialmente na esquerda.
Sálvio? Krasic? Se calhar não dão comissões às "pessoas certas"...


4 - Já nem vou aqui alongar-me mais sobre a incapacidade do Benfica gerir a posse de bola, descansar em campo gerindo a posse e os ritmos de jogo. Não... O Benfica só joga a 200 à hora, em cavalgadas alucinantes e pressão alta... até Fevereiro/Março, porque depois estoira e arrasta-se em campo pois não sabe jogar de outro modo... Fica apenas este desabafo...


Plantel:

GR:
Artur (titularissimo e excelente)
Paulo Lopes rende Eduardo (menor qualidade, mas ficamos limitados pelo número de jogadores formados localmente que temos de inscrever - e Eduardo não podia arriscar mais uma época de banco... e não era nosso).
Mika (Espero que jogue regularmente na B, pois para um jovem como ele, estar 2 anos "sem calçar"... é matar um jogador promissor como ele)

Oblak espero que jogue regularmente no Rio Ave, pois vejo ali o futuro guardião do Glorioso.

O resto, Julio César, Copetti e companhia... é "para esquecer".

Não temos grande profundidade no caso dum azar, mas enfim, tendo em conta a especificidade da posição... siga.

DF:
Maxi, espero que aguente mais uma época a ser "explorado ao tutano" nas suas tarefas e número de jogos...
Alternativa? NÃO HÁ!
Luisão e Garay, excelentes, em particular o argentino.
Alternativas?
Miguel Vitor (demasiado limitado para um Benfica), Jardeln (idem, mas um pouquinho melhor), Roderick (ainda a precisar de evoluir muito para confirmar um certo potencial).
Portanto... alternativas FRACAS!
Luisinho, pode ser um bom suplente, enquanto se vê como corre a evolução dos 4 laterais da B (a ver se algum dá "o passo qualitativo em frente".
Titular... NÃO HÁ!

MC:
Como médios defensivos, Javi Garcia é  referência e Matic uma alternativa sólida.
Para jogar como 10, Aimar é um génio sempre a ter em conta mesmo que faça apenas metade dos jogos ou metade dos tempo de jogo.
Mas pensando além dele, para posições 8 e 10, dependendo das tácticas jogo a jogo, teremos Witsel (um talento fenomenal), Carlos Martins (Tal como Aimar não faz todos os jogos ou todo o tempo, mas é excelente alternativa) e Bruno César, que continuo a considerar jogador interior e não de linha...
São 6 jogadores de qualidade para 2 ou 3 posições (dependendo das tácticas de jogo).
Acho que por aqui estaremos bem, tem é que se mudar um pouco o "modo de gerir posse", como antes referi...
Embora continue a achar que nos falta um verdadeiro box-to-box com velocidade e sentido táctico na linha do Ramires...

E aguardo para ver a evolução de nomes para o futuro como Ruben Pinto, Miguel Rosa, David Simão ou Cafú.

Extremos:
Simultaneamente das posições com mais talento e mais "problemas"
É inegável que Gaitan, Nolito, Ola John, Bruno César (se desviado para ala) e mesmo Enzo Perez (se tiver a cabeça por cá em vez da Argentina) são jogadores muito talentosos.
Porém, o único que "ganha a linha", mesmo sendo um polivalente que pode jogar a 7,10 ou 11, é o Enzo Perez. Os outros são jogadores de "diagonais"...
Vamos ver como corre...

Melgarejo é um ENORME talento, e sinceramente se for para o enfiarem a DE, mais vale que o deixem jogar no seu lugar nos BB, ou que o voltem a emprestar.
Urreta é dos tipos com mais azar que tenho visto, e como o JJ não parece morrer de amores por ele... deve ser mais um ano perdido, a não ser que o deixem explodir de vez noutro lado (podia ter sido no Vitória não fossem os mais de 5 meses lesionado).
Yannick Djaló... é pá, desculpem lá... mas esse tipo não é deste filme, por mais que o JJ marre para esse lado...

Avançados:
Continuo sem perceber a fixação do Benfica em mais atacantes, sejam caros como o De Jong ou "menos caros", como o Michel ( para mim será dinheiro deitado à rua, espero que esteja enganado).
 Creio que estamos bem servidos e senão vejamos:
Para jogar com um ou dois atacantes,

Cardozo, OK, "não tem pé direito", "é lento", "não sabe jogar de cabeça", etc... mas em 194 jogos oficiais pelo Benfica tem... 120 golos.
Apresentem-me um avançado que garanta estes números descontando os actualmente inatingiveis Ronaldo, Messi, Falcao, Gomez, Aguero, Ibrahimovic, etc...
Pois... não há, certo?
Rodrigo, um talento enorme. Não é PL de área, mas não deixa de ser matador. Menos eficaz em 4231, sendo ele o "1", mas num modelo táctico correcto valerá decerto um número de golos equivalente a 20/25 golos época, mais assistências, mais "jogo jogado".
Saviola... (off record, acho que o problema do Saviola foi a namorada (Romanella Amato) ter vindo para Portugal. O tipo para dar rendimento em casa depois chega ao campo estoirado...lol) - é talentoso, e num sistema de 2 atacantes poderá ser muito útil, mas creio que "perdeu espaço" com o Rodrigo.
Nelson Oliveira - não querendo cometer crime de "lesa pátria", sinceramente para o Nelson o melhor que tinha a fazer era sair para rodar um anito, mas ficando, vejo-o como o n.º 3 na hierarquia de atacantes do Benfica. E é claramente diferente do Rodrigo e do Cardozo.
Aliás, uma das vantagens que vejo nos atacantes que temos é mesmo o facto de serem "diferentes", o que permite "diferentes jogos".
Rodrigo Mora... digo-vos uma coisa... em Portugal ainda não viram o Rodrigo Mora do Uruguai, e não sei se será este ano, pois parace que "não irá ficar" no plantel. Mas como sabem sou "morcego", e vejo jogos do Uruguai em stream pela net e este tipo é fantástico. Mais robusto do que parece à primeira vista, lutador, com boa técnica e... faz golos. Ainda neste período em que foi emprestado ao Peñarol, em 14 jogos da Liga fez... 10 golos.

Michel... não acredito nele.
Djaninny... bom para os B

Enfim...
Comprem mas é um BOM defesa esquerdo.
Se possível ajustem melhor umas alternativas a DD e DC.
E...

Aprendam de uma vez por todas a gerir os ritmos de jogo e a "descansar com bola".


Esta é a minha opinião.
E a vossa?