sexta-feira, 4 de maio de 2012

Socorro!!! Levem-me a casa!!!

Hoje, ao final da tarde, vestido "a rigor", o que no caso quer dizer uma sweat shirt sobre uma t-shirt, uns calções, ténis, meias e uma joelheira elástica no joelho que tem andado mais "sofrido", encaminhei-me em direcção ao Parque da Paz.
Na minha mente estava tudo programado, o percurso, os pontos de sprints, de alongamentos, de flexões, de abdominais, onde correria e onde recuperaria em andamento, etc.

Apenas faltou lembrar-me de algumas coisas simples, tais como o facto de já não ter 18 anos, de não fazer nada disto à cerca de dez anos, de ter os DOIS joelhos "presos por arames", de ter andado a fumar 20,30 cigarros por dia durante dois terços da minha vida, além doutras coisas menos recomendáveis ainda...

Em resumo, nem o primeiro percurso de 200, 300 metros em endurance eu fiz direitinho. A metade do mesmo já estava a andar e a fazer movimentos para potenciar a respiração.
Sprints? Esquece lá isso...
Flexões? Só de pernas e começaram os dois joelhos a estalar e ranger...
Ainda fiz uns abdominais em trabalho de pernas,  uns alongamentos, e muita... caminhada. 
Lá andava uns 50 metros e corria mais uns 100, alongava, fazia uns movimentos de tronco, andava mais 50 antes de conseguir correr mais 100.

E à minha volta só via malta a "passar por mim"... e eu a suar e a arfar que nem um porco...

A dado momento só me apetecia deitar-me na relva e gritar por socorro e que alguém me levasse a casa, de tão mal me sentia...

Pois é... estou mesmo em má forma.
Mas veja-se isto pela positiva, a partir daqui, só posso melhorar!
:-)



 

 

Loucura ou Sensatez?

O oposto da Lógica comum será Loucura ou Sensatez?

Provavelmente nenhuma das duas, provavelmente haverá sempre alguém, nalgum ponto ou de alguma forma que seja bem mais equilibrado que eu e não viva sempre entre os "opostos" da Vida.

No entanto, tenho-me de algum modo divertido e claramente fico surpreendido pelas reacções de espanto das pessoas que me rodeiam relativamente à forma como a minha vida tem sido orientada nos últimos tempos.
E é fundamentalmente para essas pessoas que hoje escrevo, tentando ser o mais objectivo possível, ao jeito de prós e contras:

- À um ano atrás eu pesava 66kg - Hoje peso 75kg.
- À um ano atrás eu dormia "quando calhava", e raras noites dormia pelo menos 6 a 8 horas - Hoje, apesar de normalmente trabalhar entre as 15/16 e as 01/02 da manhã, não há dia que não faça as minhas 8 horitas do "sono de beleza"
- À um ano atrás eu fumava um maço / maço e meio por dia - Hoje fumo 2,3 cigarritos... por semana.
- À um ano atrás eu não desfrutava do olfacto nem do paladar - Hoje delicio-me com o cheiro da terra molhada da chuva, com o cheiro de uma queimada ou com o cheiro e sabor do pão acabadinho de fazer...
- À um ano atrás via a minha filha de dois em dois meses, às vezes mais... - Hoje, estou com ela pelo menos um dia todas as semanas.
- À um ano atrás ir para o local de trabalho, lidar com o trabalho em si, e com boa parte das pessoas nele era "um suplicio" - Hoje, vou cedo para o trabalho, e tenho prazer nisso.
- À um ano atrás, eu "era forçado" a "trazer o trabalho para casa", e a qualquer hora do dia ou da noite era "perseguido" pelo trabalho. - Hoje, o trabalho... fica lá...
- À um ano atrás, eu tinha de ser "martelado" pelo que "outras pessoas faziam", ou "não faziam"... - Hoje, faço o meu serviço e siga para bingo...
- À um ano atrás, saía do trabalho e enfiava-me em casa em cima da cama ou num sofá no café do Rui (Abraço para a família Canhoto!) - Hoje apesar do meu serviço actual ser fundamentalmente a... andar, ainda tenho vontade e energia para dar uns passeios e já estou a programar rotinas de circuito de manutenção. :)

-  À um ano atrás entre salário, viatura da empresa com cartão para gasolina, telemóvel de serviço e alimentação no Hotel nos dias de serviço, provavelmente representaria quase o dobro do que eu ganharei agora, em que carro, gasolina, telemóvel e alimentação... são à minha exclusiva conta...
- Sim, fui Chefe de Grupo, Vigilante Chefe, Supervisor, Coordenador, etc., e profissionalmente voltei atrás 15 anos no que ao "estatuto" diz respeito, até por ter acabado por não ficar a trabalhar na Inspecção, mas pelo que escrevo acima, conseguem entender que ESTOU SATISFEITO?

Não sei o que o futuro me reserva, nem o que irei pensar ou sentir daqui a um ano ou dez anos, mas hoje... no trabalho estou a fazer qualquer coisa que até gosto, com horários que gosto, folgas "sagradas", etc., na minha vida estou junto a pessoas que gosto, tenho tempo e vontade para redescobrir a vida e todos os seus sabores...

Mas pronto... provavelmente serei apenas louco...

terça-feira, 1 de maio de 2012

Madrugada

De madrugada o Mundo inteiro tem outra cor, outro cheiro, outro sentido...

Há madrugadas amargas, findadas em solidão à beira mar, com o sabor salgado das lágrimas misturado com salpicos de mar.
Há madrugadas doces, com o suave respirar de um ser amado junto a nós.
Há madrugadas enevoadas, entre o fumo dum cigarro e o álcool turvando os sentidos.
Há madrugadas cansadas, com corpos abandonados entre odores de sexo.

Tantas e tantas madrugadas tão diversas que tantos de nós vivemos...

Eu...
Eu apenas sei viver na madrugada!

Na madrugada não há passado, nem futuro, apenas o difuso e incerto momento.
Na madrugada o sonho completa o que a vista não alcança.
Na madrugada a vida é vivida e não pensada.
Na madrugada não vemos... sentimos.
Não pensamos... pressentimos.
Na madrugada não devemos... apenas queremos.
Na madrugada não há lógicas... há sentidos.

Na madrugada... sou LIVRE.

E quando o dia nasce...
Os grilhões da prisão de novo se abatem sobre mim.

Com a luz do dia... chegam as trevas da alma.

Até à próxima madrugada...

Onde as trevas da alma se desvanecem na escuridão da noite, e o animal em mim contido se liberta!

Na madrugada...

O Início


Pois é, caros amigos...
  O vosso amigo Paulo Vieira não irá provavelmente mudar de personalidade ou de vida.
Continuará com a sua constante predisposição à distimia, com a sua tendencia ao isolamento, com os seus horários de actividade cerebral trocados em relação à maioria dos restantes mortais...
  Mas resolveu uma coisa, que é dar-vos a conhecer com a maior assiduidade possível os seus pensamentos e estados de humor, as suas opiniões e criações.
  Neste mundo em constante correria, muitas vezes falta-nos o tempo para nos ligarmos aos outros.
Por vezes o tempo é traiçoeiro, e por vezes somos nós que não o sabemos usar.
  Hoje é o início de conversas entre o Paulo Vieira (aka vanmitra) e todos vós que o queiram ler, e com ele "dialogar", ou sobre seus escritos opinar.
  Não existirão tópicos ou temas estanques.
  Aqui se falará de tudo, seja o assunto desporto, arte, política, ou até mesmo os mais banais fait divers do nosso dia a dia.
  O mitra espera-vos!

Sentimentos, Pensamentos, Memórias

Este é um espaço onde vou libertando o meu turbilhão interior, como o título indica: os meus sentimentos, os meus pensamentos e as minhas memórias...
Espaço onde exorcizo fantasmas (ou não...), onde me revelo, me expresso e onde de algum modo me vou procurando entender a mim próprio.
Espaço que pretenderei sério, mas onde não deixarei de, aqui e além, tentar deixar uma ponta de humor...
Mais que apenas um espaço que é meu, pretendo mostrar-vos um espaço que SEJA EU!